Pular para o conteúdo principal

Reunião Técnica GT Mulheres Mil

Nos dias 23 e 24 de agosto foi realizada, na Setec/Mec, Reunião Técnica com o Grupo de Trabalho, instituído através da Portaria nº 17, de 19 de maio de 2017, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, para proposição de diretrizes, mecanismos e procedimentos do processo de institucionalização do Programa Nacional Mulheres Mil, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a finalidade de contribuir para a oferta permanente de qualificação profissional para mulheres em vulnerabilidade social em todo o país.


As representantes do programa Mulheres Mil do Ifal, Luiza Jaborandy; e do Ifap, Erika Bezerra, apresentaram a execução do Programa nestes estados e casos de sucesso de experiências exitosas.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFG e Coordenador do Fórum de Desenvolvimento Institucional FDI/Conif, Weber Tavares, explicou sobre Processos de Institucionalização; Planejamento Estratégico, Dimensões de indicadores e aplicabilidade destes instrumentos na construção de proposições e diretrizes para implantação do processo de institucionalização do Programa, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O grupo realizou análise do levantamento de informações sobre a execução do Programa Mulheres Mil, considerando as dimensões de Perfil de Atendimento; Desenvolvimento Institucional, Panorama de Iniciativas e desenhou potencialidades de atendimento do Programa Nacional Mulheres Mil.

Este encontro contou com a participação da Coordenadora do Grupo de Trabalho: Jussara Maysa Campos, Coordenadora do Mulheres Mil na Setec; da representante do Conif: Marialva Almeida, Reitora do Ifap; representante da região Norte: Erika da Costa Bezerra; região Nordeste: Luiza Jaborandy; região Centro-Oeste: Elenice Santos; região Sudeste: Luciana Cardoso de Araújo; representantes da Setec: João Augusto Ferreira e representantes da Secadi: Carlos Teixeira; Silvia Cordeiro de Araújo; Márcia da Motta Brandão e Letícia Ferreira Fraga.

O Programa Mulheres Mil foi instituído em 2011 através da Portaria do MEC nº 1.015, e é resultado de um projeto piloto realizado por meio de uma cooperação internacional entre o Brasil e o Canadá desde 2008. Com a metodologia de Acesso, Permanência e Êxito da população feminina brasileira em situação de vulnerabilidade social nas instituições de educação profissional, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica.

Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, tem como principais diretrizes: possibilitar o acesso à formação; promover a elevação de escolaridade; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher.

Institucionalizar, juntamente com toda a comunidade ifapiana, este Programa que devolve sonhos, na medida em que impacta positivamente na vida de milhares de mulheres no Estado do Amapá é uma das batalhas que terei pela frente. O primeiro passo já foi dado e este Grupo de Trabalho, no qual represento o Conif, entregará sua proposta à Setec e à Rede Federal até o final de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fui bem ali, conversar no Oiapoque

Estar na fronteira de um país com as dimensões do Brasil nos dá a possibilidade de entender o exato poder que a educação tem para transformar nossas diversas realidades. Depois de uma longa viagem por estradas não muito convidativas, a Roda de Conversa com a Reitora do Ifap chegou a Oiapoque para, como o nome do projeto já deixa claro, conversar com meus colegas docentes e técnicos administrativos e com nossos promissores estudantes do Campus Avançado localizado naquele município. E quanta admiração tenho por essa equipe do Oiapoque. São servidores que fazem muito mais do que cumprir seu expediente, são servidores que colocam sempre aquele empenho adicional presente nas grandes realizações humanas. Por assim serem, óbvio que tinham também diversas demandas para nós da reitoria tomarmos ciência e encaminhar, da forma mais célere possível, as soluções. De sua parte, nossos estudantes também demonstraram que estão atentos e comprometidos com a melhoria da infraestrut

Primeiras palavras

Olá! Seja bem-vindo(a) à primeira postagem de nosso Blog da Reitora. Apesar do nome, este não é um canal feito para ser meu, ele foi feito para ser nosso. Este blog surge da necessidade que tenho de ampliar meu contato com a comunidade do Ifap e também, em alguma medida, com a comunidade externa. Às vezes, a agenda que tenho de cumprir dificulta que eu possa socializar impressões, desafios e até opiniões sobre fatos que têm potencial de impactar o dia-a-dia do Ifap. Dessa maneira, aproveitarei essa ferramenta disponibilizada pela internet para fomentar diálogos. Gosto dessa palavra. Gosto do exercício que é dialogar. É uma prática que, por vezes, nos esquecemos de fazer em meio à agitação de nossa rotina. As atualizações deste blog serão feitas sempre com o intuito de compartilhar pontos de vista que norteiam minha ação e minhas tomadas de decisão enquanto reitora. Olharemos com muita atenção também para os possíveis comentários que os leitores desse espaço possam fazer em

Enepeg: conhecimento e emoção resumem este evento

O Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Enepeg) do Ifap foi lindo. "Emocionei"! E o melhor, estar pertinho de pessoas queridas, sentir o pulsar da vida transbordar. Sentir que o "trabalho nosso de cada dia" constrói vidas! Que programação vasta e recheada de cursos, palestras, oficinais, exposições e o campus Macapá exalando conhecimento por todas as salas. Foi um belo evento, encerramos um ciclo, que venha o próximo!