Pular para o conteúdo principal

Para ver oportunidades na crise

Já circula entre nós há algum tempo a ideia de que um momento de crise é também um momento de oportunidade. Se, em teoria, essa máxima é até fácil de se entender, colocá-la em prática exige de nós uma energia e uma ousadia que, às vezes, nem imaginamos ser possuidores. Digo isso em referência a esses dias que temos vivenciado aqui em Brasília buscando mais apoio junto à Bancada Federal do Amapá para que, através de emendas, nossos possamos recompor o orçamento do Ifap para 2018, tendo em vista os cortes que o mesmo sofreu.

Trouxe na bagagem para enfrentar esse desafio, um detalhado mapeamento que nossos Diretores-Gerais fizeram junto com suas respectivas equipes identificando as principais demandas de cada uma das unidades do Ifap distribuídas em seis municípios do Amapá.

Não posso deixar de tornar público meus elogios a esse trabalho desenvolvido pela Diretora-Geral do campus Laranjal do Jari, Marianise Paranhos, que elencou como uma das prioridades para este campus a aquisição de um ônibus para transporte dos estudantes durante atividades de ensino, pesquisa e extensão inerentes a cada curso. Tal meta será alcançada através de emenda individual impositiva do Deputado Cabuçu Borges.



Nosso Diretor-Geral do campus Porto Grande, Oseias Ferreira, também teve uma atuação de relevo para que pudéssemos garantir, através de emenda do Deputado André Abdon, que nossa unidade naquele município, que tem um incrível potencial agrícola, possa adquirir em 2018 maquinários modernos que irão a estruturar nossa tão sonhada fazenda experimental. 



O recém inaugurado campus Santana, cujo Diretor-Geral é o colega Marlon Nascimento e nosso campus Avançado de Oiapoque, dirigido pelo eficiente Lutemberg Santana, terão recursos garantidos para aquisição de equipamentos destinados aos seus laboratórios viabilizados através de uma importante emenda articulada com a Deputada Janete Capiberibe.



E, por fim, nosso Centro de Referência em EaD de Pedra Branca do Amapari, que tem como coordenadora nossa docente Angela Miranda, poderá comprar, em 2018, um ônibus que trará novas possibilidades pedagógicas para os estudantes daquele município e de suas redondezas. Essa conquista será oportunizada por recursos provenientes de emenda do Senador Capiberibe que também servirá para renovar o parque de computadores do laboratório de informática do campus Macapá, demanda apontada como urgente pelo Diretor-Geral Márcio Prado. Nosso campus da capital também terá seus já modernos laboratórios beneficiados com uma emenda da Deputada Federal Marcivânia.

Se olharmos o panorama desenhado nos quatro parágrafos acima, poderemos perceber que todos os campi do Ifap serão beneficiados com recursos extras através de emendas de nossos parlamentares da Bancada Federal. Muito me orgulha poder dar todas essas notícias aqui, não porque me empenhei pessoalmente em consegui-las, mas porque pude perceber o quanto nossos políticos entendem e defendem a educação como uma via estratégica para fazer do Amapá uma terra de oportunidades para seu povo. É nisso que o Ifap acredita. Quando falo “Ifap”, me permitam o cuidado de explicar, me reporto a cada servidor, a cada estudante, a cada familiar de estudante que, somados, nos ajudaram a compartilhar e produzir conteúdos que nos ajudaram e nos deram forças para chegar a cada um de nossos parlamentares com propostas sólidas e fruto de um longo planejamento materializado em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

É como consequencia desse planejamento coletivo que nossa equipe de gestão elaborou que, em breve, poderemos anunciar a toda a comunidade ifapiana uma reunião com os Senadores Davi Alcolumbre, Capiberibe, Randolfe Rodrigues e com o Deputado Federal André Abdon e a Deputada Federal Janete Capiberibe para que os próprios parlamentares anunciem boas novas para nossa instituição. É assim que vamos seguir: servidores, estudantes, sociedade civil e parlamentares: juntos em uma sinergia para construir com nossas ações e ideias um Amapá melhor através da Educação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fui bem ali, conversar no Oiapoque

Estar na fronteira de um país com as dimensões do Brasil nos dá a possibilidade de entender o exato poder que a educação tem para transformar nossas diversas realidades. Depois de uma longa viagem por estradas não muito convidativas, a Roda de Conversa com a Reitora do Ifap chegou a Oiapoque para, como o nome do projeto já deixa claro, conversar com meus colegas docentes e técnicos administrativos e com nossos promissores estudantes do Campus Avançado localizado naquele município.


E quanta admiração tenho por essa equipe do Oiapoque. São servidores que fazem muito mais do que cumprir seu expediente, são servidores que colocam sempre aquele empenho adicional presente nas grandes realizações humanas. Por assim serem, óbvio que tinham também diversas demandas para nós da reitoria tomarmos ciência e encaminhar, da forma mais célere possível, as soluções.

De sua parte, nossos estudantes também demonstraram que estão atentos e comprometidos com a melhoria da infraestrutura do campus Avança…

Ventos do extremo norte trazem desejo de autonomia

O que tenho aprendido todos os dias, desde que assumi a reitoria do Ifap? Que a opção pelo bem comum é sempre nossa. E assim tem sido minha trajetória. A cada Roda de Conversa com a Reitora sinto o quanto é importante o "olhar pra o outro", o "querer o melhor e lutar pelo melhor pra o outro" porque assim agindo colhemos construímos o melhor pra nós mesmos. Grata por "sentar, olhar e conversar com vocês" e, nas histórias ouvidas e ditas (com a mais líquida franqueza) uma certeza: "o Ifap faz muito bem a vocês, na medida em que vocês fazem um bem enorme ao Ifap". Que a Educação Pública e Gratuita de Qualidade seja o melhor motivo para o desenvolvimento deste município de Oiapoque. O campus Oiapoque quer crescer, ser autônomo. Isso é bom pra todos, então que o poder público local nos estenda a mão e lute conosco pra tornar isso realidade.

Estamos de volta: trabalhando em prol do Ifap

Estava com imensa saudade de escrever aqui neste espaço. A partir de agora, retomarei a rotina de atualização do blog. Por isso, não deixe me visitar por aqui. Nesse primeiro texto de 2018, compartilho com vocês minha ida a Brasília para participar da primeira reunião do ano do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a 81ª de sua história, que está acontecendo, nos dias 20, 21 e 22/02. Isso mesmo, estou de volta à minha intensa rotina. Mais um compromisso em prol do Instituto Federal do Amapá (Ifap).


A reunião acontece, em diferentes momentos, na sede o Instituto Federal Brasília (IFB) e na sede do Conif. A cidade que respira política, vive dias de muitas articulações que decidirão muito do que nosso país irá experimentar nos próximos meses desse ano de eleições. De minha parte, trouxe comigo a vontade de fazer mais e fazer melhor para que o Ifap e os demais IFs se fortaleçam e possam continuar desempenhando o pa…